quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Missão na comunidade Nossa Senhora Rosa Mística


No último sábado, dia 19 de janeiro de 2013, nós do Grupo de Oração Rosa Mística demos continuidade as nossas missões relativas ao Carnaval (Alegrar-se VI), e a segunda comunidade por nós visitada e que nos acolheu com muito amor mariano e alegria de Jesus, foi a comunidade Nossa Senhora Rosa Mística, situado no Km 21 (Zona Rural), lá realizamos momento de louvor, pregação da Palavra de Deus e oração. 

Como já foi dito, assa missão foi realizada em virtude do Carnaval do Grupo de Oração, que se realizará em fevereiro, e teve como objetivos, levar as pessoas ao encontro com Deus, a sede pelo seu amor, e a louvá-lo e glorificá-lo assim como Nossa Senhora. Essa foi a segunda de 7 missões que se realizarão antes do carnaval do Grupo, pois este ano teremos prévias para que possamos ir ao encontro de boa parte da população de Pocinhos. Aqui em nosso blog, colocamos a foto do momento na capela da comunidade, o tema do encontro, a leitura que foi feita a pregação do encontro e a música que nos levou a mergulhar ainda mais em cima do tema. 

Tema: Eis-me aqui envia-me (Is 6,8)
Música de desenvolvimento do tema: Este pranto em minhas mãos e Inunda meu ser
Leitura que foi proclamada e pregada:

Marcos 2, 13-17





— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 
13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?” 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Na leitura acima, vemos que Jesus saiu para a beira mar, ou seja ele foi ao encontro das pessoas, isso é um sinal de amor, amor tão grande que juntava multidões que o seguiam. Mas o principal deste evangelho é o chamado que Jesus fez e ainda mais a quem Ele fez esse convite. Jesus chamou Levi, que era um cobrador de impostos, e o convidou para segui-Lo. Naquela época cobradores de impostos, eram as pessoas que a serviço do Império Romano, cobravam dinheiro da população, só que infelizmente cobrava mais do que a mesma podia oferecer e, além disso, os cobradores de impostos eram conhecidos como os mais pecadores, portanto eles não eram dignos de serem considerados pessoas boas de forma alguma. Mas mesmo diante disso, Jesus chama um cobrador de impostos para segui-Lo. E ainda mais Levi, o cobrador, aceita o chamado de Jesus. Imagina o que as pessoas pensaram? Neste mesmo trecho do Evangelho, vemos que os fariseus, os quais viram Jesus na casa de um cobrador de imposto, e ainda com mais outros cobradores, falaram mal desta atitude, consideraram que isso era um erro, principalmente ir à casa de um ex-cobrador de impostos (Porque Levi ao seguir Jesus largou a sua vida, para buscar viver de acordo com o que Jesus pedia). Mas Jesus disse que não veio para os fortes, os sãos, os que se dizem perfeitos, mas para os fracos, os doentes e o que reconhecem sua fraqueza. Diante disso, reflita: Quantas e quantas vezes você cometeu pecados, assim como o cobrador de impostos cometia? Mas lembre-se, quantas e quantas vezes esse amor misericordioso de Deus banhou o seu ser, transformando-o(a) por completo (a)? Jesus lhe ama, e por mais que você seja pecador, por mais que eu seja pecador, Deus nos acolhe, pois Ele veio para ser sinal de contradição, Ele veio para fazer a diferença, Ele veio para acolher os esquecidos, exaltar os humildes e rebaixar os orgulhosos. Por isso neste momento reconheçamos que somos pequenos, fracos, falhos, mas que esse amor de Deus é eterno e incondicional. Ele lhe chama e diz filho ao meu lado é teu lugar, confia em meu amor, não precisa me dar nada além do seu coração, só isso me basta. Por mais que você traga lágrimas de coisas vividas em sua história, estou aqui para secá-las. Assim como o pai acolheu o filho pródigo, o Senhor lhe acolhe. Ele lhe espera, ele aguarda ansioso que você perceba que o melhor lugar para estar é no coração do Senhor, em Sua presença, desejando se encher do Espírito Santo de Deus. Por isso, diga (ou cante):

Muito alegre eu te pedi o que era meu parti, um 
sonho tão normal.Dissipei meus bens e o coração 
também, no fim meu mundo era irreal.
Confiei no teu amor e voltei, sim aqui é meu lugar,
eu gastei teus bens ó pai e te dou este pranto em minhas mãos.
Mil amigos conheci disseram adeus caiu, a solidão 
em mim.
Um patrão cruel levou-me a refletir meu pai, não 
trata um servo assim.
Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço
o mal que eu fiz.Festa, roupa nova, o anel, sandália aos pés.
Voltei a vida, sou feliz.
Confiei no teu amor e voltei, sim aqui é meu lugar,
eu gastei teus bens ó pai e te dou este pranto em minhas mãos.

(Membros da Família Rosa Mística na missão)

(Membros da Família Rosa Mística na missão)



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Missão na Comunidade Santa Terezinha

No dia 14 de janeiro de 2013, nós do Grupo de Oração Rosa Mística fizemos a nossa primeira missão do ano, ela foi realizada na comunidade consagrada a Santa Terezinha, que é nossa baluarte, e lá realizamos um momento de louvor, pregação da Palavra de Deus e oração. 

Essa missão foi realizada em virtude do Carnaval do Grupo de Oração, que realizar-se-a em fevereiro, e teve como objetivos, levar as pessoas ao encontro com Deus, a sede pelo seu amor, e a louvá-lo e glorificá-lo. Essa será a primeira de 8 missões que se realizarão antes do carnaval do Grupo, pois este ano teremos prévias para que possamos ir ao encontro de boa parte da população de Pocinhos. Aqui em nosso blog, colocamos a foto dos missionários do Grupo que foram para a missão, o tema do encontro, a leitura que foi feita a pregação do encontro e a música que nos levou a mergulhar ainda mais em cima do tema. 

Tema: Eis-me aqui envia-me (Is 6,8)
Música de desenvolvimento do tema: Assim como uma corsa...
Leitura que foi proclamada e pregada: Mateus 4,18-22



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22

18 Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles: ‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.’ 20 Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21 Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22 Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

Palavra da Salvação.

Para entendermos de forma ainda mais profunda esta leitura, temos que entender o contexto social daquela época. Naquele tempo, a principal fonte de renda de vida das pessoas, no caso os discípulos, era a pesca de peixes, neste caso  vemos o quão importante era a pesca de peixes para Pedro, André, Tiago e João. Deixar a pesca de peixes para eles, era a mesma coisa de ser demitido de um emprego atualmente. Diante de todo esse contexto, vemos que a coisa que tinha menos chance de ocorrer na vida de cada um deles, era o "largar" a pesca de peixes, pois ocorreria através disso uma vida sem nenhuma fonte de renda, mas aí aparece Jesus Cristo, e Ele os diz: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Olhe que convite ousado, deixar de pescar peixes que a fonte de renda dos mesmos, para seguir a Jesus, e mais, eles ainda irião pescar homens, ou seja, buscar homens para Deus. Mas se o convite já era ousado, mas ousado seria um sim diante deste convite, pois largariam tudo para a missão. Mas aconteceu o inesperado, eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram, eles se entregaram sem reservas, atenderam ao chamado de Jesus, o nosso Salvador, fizeram a vontade do Pai. Eles disseram, mesmo que em outras palavras, a mesma coisa que está escrita no livro do profeta Isaías: "Eis-me aqui, envia-me". Eles ousaram, souberam desejar ir para o caminho certo, souberam escolher a melhor parte. E você será que também está dizendo "Eis-me aqui, envia-me", para a missão que Deus lhe chama? Será que você está dizendo um sim, diante da sua vocação? Será que você está deixando tudo para fazer a vontade do Pai? Será que você está deixando o Senhor lhe enviar para ser um templo do Espírito Santo em sua família, em sua escola, em seu trabalho? Será que você está deixando se seduzir por Ele? Entregue-se sem medo, Ele está a espera do seu sim! E será que você está deixando se encher pelo Espírito Santo para essa missão, será que você está tendo a humildade de reconhecer que sozinho você não consegue? Por isso, assim como um corsa, corre pelos campos, sedenta pela água, faça o mesmo, corra ao encontro do Senhor, sedento por essa Água Viva, que o Espírito Santo, mate a sua sede, vá ao encontro do Espírito Santo, deixe ele encher com esse ardor de missão, assim como Pedro, André, João e Tiago, deram um sim, largaram tudo, para serem pescadores de homens, dê um sim a Deus, para que Ele envie o Seu Santo Espírito e possa lhe encher com essa sede de levar Deus a mais pessoas, de levar mais pessoas a Igreja, a adorar o Senhor, e ter a sede de comungá-lo na Santa Missa. Ou seja é poder diga (cante):


Assim como uma corsa suspira pelas águas,
assim suspira minha alma, Espírito de Deus.
Oh, oh, enche-me Espírito... Oh, enche-me Espírito...
Oh, enche-me Espírito de Deus...
                (Foto dos membros do Grupo que foram para a missão na comunidade)